segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Culinária e aprendizado para todos os gostos e idades

Em Brasília é possível encontrar cursos temáticos e de formação tecnológica


 
Cozinhar por hobby ou profissionalmente? Inventar novos pratos ou se ater ao básico? Incrementar ou criar um acompanhamento? Na hora de decidir aprofundar os conhecimentos na cozinha, o brasiliense encontra diversas opções. Desde cursos rápidos oferecidos por escolas de culinária a cursos técnicos de graduação em algumas faculdades do Distrito Federal.
 
 
A Nutrichef, por exemplo, possui um serviço integrado de nutrição e culinária, ministrando cursos e aulas de acordo com as indicações passadas pela nutricionista. São oferecidos, também, cursos para o público geral que vão desde ensinar a cozinhar, até o preparo de pratos para grupos específicos.
Já a Escola de Gastronomia de Brasília costuma realizar aulas e cursos temáticos, de curta duração. O mesmo acontece na Kaza Chique, empresa que comercializa produtos domésticos e oferece diversos cursos, não só de culinária, mas também de montagem de pratos e organização de ambiente para a refeição.
 
Cursos para todos os gostos e idades
 
"As pessoas, por terem mais acesso e consumirem coisas melhores, se tornaram mais exigentes dentro de casa também", aponta o chef Kaká Silva, um dos professores do Cookers Cozinha Criativa, empresa formada por Fernando Abdalla e Thaiza Pacheco. Além de workshops temáticos (risotos, aperitivos, petiscos, confeitaria básica, entre outros), eles trabalham com consultorias, serviços de personal chef, barmen e cursos de gastronomia molecular.
 
Apesar de assustar ao primeiro contato, o curso de gastronomia molecular não exige nenhum conhecimento avançado, apenas que a pessoa goste de cozinhar. O curso, que já está na terceira turma aqui em Brasília, ensina técnicas e prática, mas Thaiza faz uma ressalva: "É preciso ter equipamentos profissionais para a prática, embora algumas coisas você consiga fazer em casa".
 
Na cozinha, a idade não é um diferencial, nem mesmo um problema. Aos 15 anos, a estudante Flora Freitas já fez quatro minicursos e se prepara para prestar vestibular. O curso: gastronomia."Eu sempre gostei de ajudar minha mãe a cozinhar e ficava assistindo quando passava alguma coisa relacionada na televisão." Flora tinha 13 anos quando fez o primeiro curso, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal - Senac."Era um curso de sopas e eu fiz junto com a minha mãe, mas o último que eu fiz foi o ‘Chef Teen’", conta a estudante.
 
Chef Teen é o nome de um curso oferecido pelo Senac, em várias unidades do país, para ensinar adolescentes a prepararem comidas saudáveis de forma independente. Aprender a tornar comidas cotidianas mais interessantes foi uma das motivações para que Flora decidisse fazer mais cursos. "Gosto de arrumar o prato de um jeito que dê vontade de comer", conta a estudante.
 
Graduação ou cursos específicos?
 
Andrei Linhares, 23, está prestes a se formar em cinema e mídias digitais e já pensa em partir para um curso tecnológico. Dessa vez, em gastronomia. "Acho que, no meu caso, o curso completo seria mais bem aproveitado, já que eu não sei exatamente com que tipo de cozinha eu me daria melhor", comenta. Para ele, que se diz indeciso, seria uma oportunidade de conhecer, de forma mais aprofundada, diversos aspectos do mundo gastronômico.
 
Mas as coisas não são assim tão simples. "Fazer o curso de gastronomia, que é bem específico e técnico não foi assim tão fácil", comenta Amanda Gomes, recém-formada na área. Segundo ela, o curso exige tempo para aprender e, até mesmo, decorar, embora muitas pessoas acreditem que cozinhar seja uma tarefa simples.
 
Embora com um objetivo específico – montar sua própria loja, dada a paixão pela confeitaria –, Amanda explica que se dedicou em todas as áreas. "O bom do curso é você aprender a inovar pratos simples, ter novas técnicas para preparar as receitas que você mais gosta", explica. Durante o curso, os alunos vão aprendendo a harmonizar pratos e bebidas para poder agradar cada público específico, seja ele formado por familiares e amigos ou por clientes.
 
Onde estudar?
 
Em Brasília algumas faculdades oferecem o curso para a formação de tecnólogo em Gastronomia. São elas: Iesb (tel.: 3340-3747), Universidade Católica de Brasília (tel.: 3356-9686), Uniceub (tel.: 3966-1200), Unip (tel.: 2192 - 7080), Unieuro (tel.: 3445-5838).
 
Além disso, os interessados nos cursos da Kaza Chique podem consultar os horários no site http://www.kazachique.com.brou ligar no telefone 3032-8002. No mês de setembro ainda serão realizados cursos de Frutos do Mar, Cupcakes, Molhos para Carnes e Filé Mignon.
Quem se interessou pela culinária molecular, o Cookers começa uma nova turma no dia 6 de outubro, com apenas 10 vagas. Mais informações no telefone 3033-8434.


Nenhum comentário:

Postar um comentário