quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sucos, um alimento para o dia a dia

 

Apesar do aumento no consumo, o brasileiro não trocou o industrializado pelo natural




No Brasil cerca de 90% das pessoas consomem menos legumes, verduras e frutas do que o recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) – 400 gramas diários –, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2011. No entanto, o consumo de sucos está em expansão desde 2008. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir), o mercado de sucos e néctares de frutas prontos para beber, ou seja, industrializados, tem o dobro da expansão em relação à do consumo de refrigerantes. Embora o aumento no consumo de sucos seja relativo aos industrializados, para alcançar os nutrientes necessários, os sucos devem ser feitos da própria fruta.

Para a nutricionista funcional Larissa Lima, a ingestão dos industrializados não traz muitos benefícios. Uma boa forma de melhorar os hábitos seria substituir os industrializados pelos naturais, feitos na hora. Estes contêm vitaminas, sais minerais e fibras, além de terem caráter complementar na alimentação e na melhora da ingestão de alimentos saudáveis. 

Suellen Marques, fisioterapeuta, prefere sucos durante o dia. “Eu gosto de suco natural, mas quando não dá tempo de fazer, recorro aos sucos de caixinha ou de polpa, sei que é errado.” A nutricionista Larissa diz que a polpa não é tão boa quanto parece. “Por ela ser batida, há perda de potencial nutricional. Não é nem pelo congelamento, mas porque quanto mais você bate uma fruta, menos orgânica ela fica, ou seja, as moléculas se desfazem, fazendo com que o valor nutricional se perca”, conclui. 

De acordo com Larissa, a maioria das pessoas não sabe fazer sucos, ou fazem de maneira errada por conta da correria do dia a dia. “O consumo deve ser imediato, senão o potencial mineral é perdido e, pode até provocar gases”, comenta a nutricionista. “As pessoas esquecem de tomar os sucos naturais. Não se pode fazer um suco e depois deixar horas na geladeira, ele perde o potencial mineral.” 

Para fazer um suco de qualidade, não basta jogar tudo no liquidificador e bater, segundo a chef e professora do curso de Sucos Revitalizantes da Kaza Chique, Margot Shalders. É preciso aproveitar todos os nutrientes e saber combiná-los. “Temos que aprender como os alimentos interagem no organismo para que não haja desperdício e nem problemas como gastrite e azia”, afirma. Nas aulas ministradas por ela, os alunos aprendem sete receitas diferentes que incluem até sucos só com legumes e verduras. “Diferentemente do que muitos pensam, o suco é mais que um complemento, ele pode substituir uma refeição leve [como lanche e ceia]”, diz.

Para aprender quais as melhores combinações, ela dá a dica: “procure unir frutas que se complementem. Misturar duas ou mais frutas é importante. O abacaxi é rico em fibras solúveis e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. A maçã tem ação diurética e ajuda a eliminar o excesso de sódio e água no corpo. Misturar esses dois ingredientes com o gengibre é bom para combater a celulite, hidrata e é ótimo nos dias quentes”, explica.

Aliar a alimentação às necessidades nutricionais de cada um pode ser simples. Na dúvida de que ingrediente usar consulte a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), disponível no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), e conheça a diversidade nutricional de cada fruta.

Para aqueles que ainda preferem os industrializados, desde junho de 2009, o decreto 6.871 regulamenta e define que suco de fruta é apenas aquele que apresenta entre 60 e 100% de fruta em sua composição. O néctar, por sua vez, deve conter pelo menos 30% de polpa de fruta. No caso das frutas cítricas, é permitido um mínimo de 20%. Uma boa dica é sempre olhar a composição: o ingrediente que estiver à frente é aquele presente em maior quantidade no industrializado.

 Veja uma tabela de acordo com o decreto sobre a % de polpa existente.
 
SUCO
NÉCTAR
REFRESCOS
REFRIGERANTES
FRUTA
% de sucos/polpa da fruta
Uva
100%
30%
30%
10%
Manga
60%
40%
20%
5%
Mamão
60%
35%
20%
5%
Melão
100%
30%
20%
5%
Banana
*
30%
20%
5%
Laranja
100%
30%
30%
10%
Maçã
100%
30%
25%
5%
Frutas em geral
100%
30%
20%
até 10%
Fonte: Decreto nº. 6.871 de 4/06/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário